A observação de aves (Bird watching ou Birding) é uma atividade que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo. Consiste em colecionar registros visuais ou auditivos (digitais ou não) das aves na natureza, utilizando recursos como binóculos, gravadores, livros e guias de identificação.

A atividade está associada a pessoas que fazem do birding um hobby ou mesmo filosofia de vida. Envolvendo atividades ao ar livre, economicamente viável e que fortalece os princípios da conservação ambiental, onde os recursos naturais podem ser explorados de forma sustentável.

O Brasil é atualmente um dos destinos mais procurados na América do Sul. Com dimensões continentais, nosso a pais possui 6 distintos biomas que abrigam por sua vez enorme diversidade de aves. A Mata Atlântica é considerada um paraíso para observação de aves uma vez que abriga diversas espécies endêmicas, ou seja, que não são encontradas em outros biomas. Ubatuba tem 80% do seu território inserido no importante Parque Estadual da Serra do Mar. A lista de aves de Ubatuba já passa das 500 espécies e, por isso, a cidade é visitada todos os anos por milhares de observadores de aves, brasileiros e estrangeiros.

A Kairós tem no birdwatching um de seus principais atrativos. Nossos pontos e rotas de observação se espalham no sul, centro e norte de Ubatuba, e também em Paraty e outras localidades.

PRINCIPAIS ROTEIROS

  • Fazenda Angelim - Ubatuba
  • Fazenda Capricórnio - Ubatuba
  • Sertão do Cambucá - Ubatuba
  • Sitio Folha Seca – Rio Escuro - Ubatuba
  • Núcleo Santa Virgínia – Catuçaba
  • Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar – Cunha
    Mambucaba – Angra dos Reis
  • Parque Nacional de Itatiaia - Itatiaia

Birdwatching - Galeria de Imagens


BIRDWATCHING - Programação

Confira abaixo as próximas saídas:


Veja a programação completa de todas as atividades